Stephanie Maslansky é designer de figurino que já trabalhou em diversas séries de TV como : Oz, Law and Order: Ciminal Intent, White Collar e todas as séries do universo Marvel até então (Netflix e Agents of SHIELD). Mais recentemente ela trabalhou em Punho de Ferro e em uma entrevista com a Forbes revelou um pouco do processo.
O protagonista determina o tom
Considerando o universo Marvel da Netflix, a proposta é que cada protagonista seja definido por regiões de New York, Jessica Jones e Demolidor são de Hell’s Kitchen e portanto prevalece o tom mais sombrio e violento, Luke Cage é Harlem e portanto retrata a cultura negra assim como a descriminação e o preconceito, por último punho de Ferro mostra o lado mais rico onde estão as maiores empresas e seus empresários.
Definindo o Figurino
O protagonista da série Danny Rand vem de uma família Rica, porém em uma viagem a negócios a família sofreu um acidente aéreo causando a morte de todos no avião menos Danny que foi resgatado por monges que passavam pela região.
O personagem é dividido por dois mundos muito diferentes, o coorporativo e o espiritual.
A sua aparência e figurino precisa refletir essa variedade de culturas, portanto ao mesmo tempo que ele precisa provar que é Danny Rand bilionário e sócio da Rand Enterprises ele precisa se sentir confortável e relaxado, o que resulta na combinação de terno e tênis.
Sua gravata também nunca está muito apertada, tudo isso é um contraponto com seu conhecido de infância e sócio Ward Meachum que já tem um estilo muito mais corporativo e “sério”.
Para o visual da roupa de monge guerreiro que o Danny usa nos flashbacks a designer se inspirou nos monges guerreiros Shaolin e acrescentou a paleta de cores clássica da HQ, verde e dourado.
Para criar o visual geral das roupas dos monges de K’un lun ela misturou o visual de vários estilos de roupas de monges da vida real.
Material para as cenas de luta
Por se tratar de uma série sobre um super-herói com foco em artes marciais, existem várias cenas de ação e porradaria em situações diferentes onde o protagonista usa roupas diferentes. Para que Danny pudesse se mover sem destruir todas as roupas a equipe usou Spandex (Elastano) em partes estratégicas das roupas e garantiram que a textura e a cor estivesse de acordo com a peça inteira.
Foram usados diferentes tipos de Seda também, por conta da textura macia e o visual final do figurino, especialmente para roupa dos monges onde foi usado seda crua, pra dar um aspecto mais “áspero” e fiel aos trajes dos monges da vida real.
Inspiração e pesquisa
Melansky fez a maior parte das pesquisas online, mas usou as revistas em quadrinhos originais principalmente as estórias de origem, o processo consiste em ver o que foi feito no passado e em seguida adaptar e evoluir pro presente sem perder a essência que os fãs tanto gostam.
Links
Entrevista com a Stephanie Maslansky na íntegra, aqui
Site da Stephanie Maslansky, aqui