7 coisas que você precisa saber para se tornar um game character artist.

Em um artigo publicado na Artstation Magazine , Satoshi Arakawa ( Lead Character Artist na Daybreak Games, conhecida pelo game H1Z1) um artista digital que trabalha na indústria dos games a aproximadamente 10 anos definiu 7 conhecimentos essenciais para se tornar um “character artist”.

1 – Estude e aprenda de profissionais experientes.

O primeiro passo é determinar como você quer aprender e considerar também o que funciona ou não com você e seu método de estudo, é possível aprender muito com tutoriais na internet mas ter alguém que já trabalha na área pode ser um diferencial enorme, esse mentor pode dar dicas e atalhos que podem acelerar seu aprendizado. Para Satoshi, a primeira coisa a ser estudada independente do tipo de personagem que você quer desenhar é proporção e anatomia.

2 – Qualidade acima de quantidade.

É importante avaliar o tipo de vaga que você quer trabalhar e montar um portfólio para as empresas com o tipo de arte que você mais gosta ou tem experiência.

Sempre coloque no portfólio conteúdo que valorize o seu trabalho e demonstre o seu ponto forte enquanto artista digital, portanto nas palavras de Arakawa é melhor um personagem bem feito do que três medíocres. È importante colocar no portfólio personagens com características distintas, pro contratante perceber que você consegue variar no traço e não é preso em um tipo de temática.

3 – Apresentação de Portfólio

Esse é um ponto importante pra qualquer profissional que usa o formato de portfólio como forma de vender seu trabalho, sempre leve em consideração que a empresa/pessoa que for contratar seu serviço passa por inúmeros portfólios e o seu tem que se destacar e saltar aos olhos do contratante.

E nesse ponto não são animações e inúmeros links para redes sociais que vão criar esse contraste, mas sim simplicidade, organização e qualidade. Apresente o seu trabalho de uma forma clara e de fácil navegação, crie uma estética bonita mas cuidado com o excesso de informação.

4 – Dias e quantidade de trabalho variam.

Outro ponto importante para os profissionais da área da comunicação e criatividade, é importante definir muito bem o seu tempo de trabalho e se organizar dentro dele. Satoshi diz por exemplo que existem dias que ele não chega a abrir um software por exemplo, enquanto em outros ele consegue dedicar 100% do seu tempo de trabalho em desenvolvimento. É importante considerar o tempo de reuniões entre outras coisas que podem interromper a jornada de trabalho e ajustar sua demanda de acordo com esses fatores. Uma organização de tempo pessoal é um ótimo primeiro passo para um profissional de sucesso.

5 – Não apresse a perfeição.

Um erro comum é fazer coisas demais em pouco tempo, o que pode atrapalhar seu portfólio.

Não tenha pressa, invista no trabalho e não corra o risco de deixar passar erros básicos no seu trabalho já que isso pode custar a vaga do emprego.

Depois de terminar avalie seu trabalho, observe bem se os fundamentos básicos foram todos obedecidos.

6 – Humildade e Motivação.

São os dois pontos para continuar sempre crescendo profissionalmente, escute a opinião de outras pessoas e saiba filtrar o que é relevante do que não, tente sempre entender o ponto de vista de quem está opinando, você concordando ou não.

Continuar sempre motivado é um desafio constante, sempre leia bastante e tente estar em sintonia com as novidades da sua profissão e do mercado, seja em conteúdo teórico ou em novas tecnologias e softwares.

7 – Nunca é tarde para entrar na indústria.

Bom, o título diz por si só. Você não precisa se preocupar com sua idade, o próprio Satoshi é bioquímico e trabalhou na indústria farmacêutica por dois anos até decidir estudar arte digital.

Se você quer entrar para esse mercado, se organize para investir parte do seu tempo para estudar a área e o mercado!

Links

Portfólio Satoshi Arakawa, aqui

Artigo completo, aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s