Abertura Better Call Saul

Better Call Saul é o Spin off da famosa série Breaking Bad que narra a jornada de Jimmy McGill até se tornar o famoso Saul Goodman, advogado que era conhecido por ajudar vários criminosos em seus problemas com a lei. A abertura retrata o conceito da série melhor do que podemos imaginar.

Abertura

Estética

As aberturas de Better Call Saul são cambiantes e usam fotografias que remetem ao desgaste, baixo custo e sujeira, além disso é usado um filtro por cima da filmagem em alta exposição e com granulagem, dá a impressão como se a abertura tivesse sido gravada direto de um aparelho de VHS.

Por quê?

A estética representa muito bem um personagem que enfrenta as dificuldades do começo de carreira, além de escolhas na vida que queimaram pontes e relacionamentos de sangue, o visual sujo e de baixo custo ilustra a transição de Jimmy para Saul e a forma que aos poucos sua inclinação moral vai se evidenciando junto com seus trambiques e esquemas.

Essa transição de moralidade é usada pelos simbolismos usados na abertura como a Estátua da Liberdade de Olinda e a Balança da justiça sendo usada de cinzeiro, Jimmy como é conhecido na série é um fragmento do que Saul será em Breaking Bad, mas a profundidade agora em Better Call Saul é ainda maior.

Aberturas em séries

 

Peter Gould e Vince Gilligan explicaram em uma entrevista com a HitFix TV que séries como Game of Thrones, Mad Men e True Detective elevaram o padrão de qualidade das aberturas, porém para Better Call Saul esse conceito foi logo descartado por uma aparência porca e de baixo custo propositalmente.

O detalhe mais importante aqui é que eles não buscaram profissionais ruins ou que cobrariam menos por esse trabalho, mas sim um profissional já experiente na área e que poderia traduzir bem a mensagem que Peter e Vince queriam para a abertura. O escolhido foi Curtis Thurber, que já trabalhou em Breaking Bad, Fargo e atualmente em Legion como Editor. Curtis já foi nomeado três vezes para o Emmy awards.

Referência

Why the Better Call Saul Credit Sequence Looks Like Complete S**t, aqui

Site Curtis Thruber, aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s