O Design por trás de Gotham

Gotham é uma série do canal FOX que conta a história do comissário Gordon quando ainda era um detetive, em uma época onde o homem morcego ainda não pairava pelas ruas em sua eterna luta por justiça. A forma como a cidade é retratada é bem legal e tem alguns detalhes diferentes do que já vimos no passado.

Nova Gotham

Gotham já foi reproduzida de várias formas em várias mídias diferentes, isso foi feito tantas vezes que já existe algo como um senso comum na cultura pop sobre como Gotham realmente se parece, isso torna o trabalho de criatividade e de releitura um pouco mais difícil já que existe uma certa expectativa por parte do público além de várias comparações com outras interpretações da cidade.

Doug Kraner, que faleceu em 4 de abril de 2016, foi o Designer de Produção da série e junto com Danny Cannon definiram como seria Gotham City visualmente. O processo para a criação foi absorver o máximo de releituras da cidade feitas pelos quadrinhos, filmes e séries de tv e separar em um quadro várias fotos e ilustrações que a dupla achava relevante para a nova versão de Gotham. Quando a equipe já conseguia visualizar melhor como a cidade se pareceria na versão final, definiram Nova York como a cidade template para Gotham city.

Doug Kraner com o mural de imagens de referência para Gotham

Cidade Template

Nova York hoje em dia é uma cidade mais alegre e otimista mas nem sempre foi assim, no final dos anos 70 e começo dos anos 80 a cidade enfrentava uma das piores fases com o crime em alta e as estações de metro praticamente tomada por criminosos, a cidade estava a beira de entrar em um estado de completo caos, essa Nova york de um tempo distante foi uma grande inspiração para o visual de Gotham da série.

De forma a deixar NY mais próxima da cidade do morcego as locações eram geralmente escolhidas pelo seu visual, mas no geral Gotham é uma série com muito CGI (Imagem gerada por computador) a equipe muitas vezes precisava filmar em dias de céu azulado e bonito, então na pós produção o céu natural era alterado para um novo nublado e sombrio, isso inclui também cenários urbanos que tinham suas cafeterias e lojas chiques alteradas para um visual mais desgastado e envelhecido.

Referência

Designing Gotham: how the look and feel of Batman’s home came to be, aqui

Doug Kraner Dies; ‘Gotham’ Production Designer Was 65, aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s